O que é ser adolescente?

Esta página é dedicada a questões sobre esa fase do desenvolvimento: a adolescência. São textos e dicas de psicólogos, enfermeiros, médicos, educadores e outros profissionais ligados aos temas.

 

Serão abordadosassuntos sobre sexualidade, emoções, corpo, namoro, família, relacionamentos e outros.  No fim da página, há um espaço para você sugerir temas e perguntas. Esperamos que curtam bastante!

Tópicos desta página:

  • O que é ser adolescente?

O que é ser adolescente?

A adolescência é uma fase distinta no desenvolvimento do ser humano e representa uma fase de transição da infância para a vida adulta. O adolescente é marcado pela busca de sua identiddade, já que não é tão criança para não se implicar em responsabilidades, mas também não é adulto e sua independência é, pois, relativa.  A Psicologia do Desenvolvimento atribui algumas caracteríticas próprias a esta fase:

  • É o momento da dualidade dependência X independência;
  • Busca exagerada por voracidade. Exemplos: mascar chicletes, falar muito, beijar, comer.
  • Época de separar-se dos pais: assumir suas próprias responsablidades.
  • Auto-estima: necessária para assumir consequências dos seus atos.
  • Busca por autonomia: busca por uma identidade própria, diferente da criança e diferente do adulto.
  • Momento de segunda dualidade: ganho X Perda: implica em saber relacionar-se com gratificações e com frustações.
  • Busca pelo controle do próprio corpo. Comum manifestações como: "eu falo o que quiser, a boca é minha.".

Podemos dizer que a adolescência tem como objetivos buscar a coerência entre agir e pensar e que o adolescente aprenda a assumir responsabilidades sobre suas escolhas.

 

Sobre o desenvolvimento físico, é uma fase de grandes mudanças corporais. Fisicamente, a entrada na adolescência é mais comum para as meninas entre 10 e 12 anos e para os meninos entre 12 e 14 anos. É quando surgem os seios, a primeira menstruação, pêlos pubianos, acnes, mudança de voz.

 

É muito comum que o adolescente apresente uma preocupação maior com seu corpo. Isso é normal e até saudável, desde que não seja um comportamento extremado e com atitudes que ponham em risco a saúde.

 

Podemos ainda dizer que esta é uma fase marcada por conflitos e dificuldades em lidar com as pessoas e com o mundo em geral. Isso porque é um momento onde o adolescente deverá se haver com seu auto-reconhecimento e uma tentativa de inciar suas experiências baseadas em escolhas próprias. E, ao mesmo tempo, aprender a lidar com as expectativas da família, do grupo, dos amigos, da sociedade. Saber lidar com a própria sexualidade, com seu corpo, com seu desejo e com o desejo do outro. 

 

Visto desta forma, é compreensível que seja uma época de angústia e ansiedade. Afinal, a grande pergunta é: "afinal, quem sou eu?"

 

 

Nombre
Teléfono
Pregunta *
Por favor inserta el código:

Atención: Los espacios marcados con * son obligatorios. Nunca envíes contraseñas a través de formularios